Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou a primeira reunião para tratar do Campeonato Municipal de Futebol 2024. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura de SFI, na terça-feira (26), e contou também com a presença de representantes dos times inscritos na competição.

Houve a leitura do regulamento com algumas pequenas alterações promovidas, proposta de realização dos jogos aos sábados, mas ainda em discussão. No total, tivemos 16 equipes que se inscreveram, mas duas ainda não confirmaram a participação no campeonato, previsto para ter início no mês de maio. Duas equipes que há muito tempo não disputavam estão retornando, Sossego e Santa Luzia, motivadas principalmente pelos investimentos no esporte do município”, revelou o diretor de Esportes, Dover Pereira.

O secretário da pasta, Domires Júnior, o Pachola, destacou o apoio da prefeita Francimara Barbosa Lemos às competições promovidas pela secretaria. “O município vai disponibilizar, mais uma vez, os uniformes, bolas e redes para todos os times participantes. Além disso, vem realizando os trabalhos de melhoria e manutenção nos campos que serão utilizados durante as partidas”, ressaltou Pachola.

Os classificados para os cursos gratuitos do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), órgão vinculado à Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) de São Francisco de Itabapoana (SFI), devem ficar atentos. Para conferir a listagem completa, clique aqui. As matrículas começam no próximo dia 3 e vão até 10 de abril.

“As matrículas serão realizadas na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar a seguinte documentação original: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de residência atual”, orientou o titular da pasta, Fagner Azeredo.

Para os cursos de Oficina de Trança (Comunidade Quilombola) e Artesanato não houve necessidade de classificação, já que o número de inscritos não ultrapassou o total de vagas. O GTR disponibilizou ainda os seguintes cursos gratuitos: Manicure, Manicure com Alongamento, Cabeleireiro, Barbeiro, Penteado, Design de Sobrancelhas, Auxiliar de Farmácia, Panificação, Corte e Costura, Costura Criativa e Oficina de Crochê (Terceira Idade).

 

São Francisco de Itabapoana (SFI) celebra na próxima terça-feira (2) o padroeiro municipal, São Francisco de Paula. A data, inclusive, é feriado. Os festejos, que são apoiados pela prefeitura, começam no domingo (31), com missas às 9h e às 19h.

De acordo com a paróquia, neste ano, as festividades foram reduzidas devido às celebrações da Páscoa, conforme prevê a liturgia da Igreja Católica. Alvorada e procissão pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana integram a programação, que será encerrada com o show de Thiago Brado. 

O cantor é conhecido por interpretar sucessos da música católica como “Minha essência”, “Verdades do tempo” e “Se o teu sangue”. Thiago retorna ao município após se apresentar na 17ª edição do Deus É Show em 2018, outro evento religioso que integra o calendário oficial do turismo são franciscano. Atualmente, ele está em turnê chamada “Clássicos da Igreja” por diversos estados do Brasil.

Divulgação Thiago Brado

Ao destacar a mobilização de diversos órgãos da municipalidade, a prefeita Francimara Barbosa Lemos convidou toda a população e visitantes para participar "destes momentos de fé e comunhão". 

— Celebrar nosso padroeiro é sempre muito especial. Desde já, aproveito para renovar meus pedidos de intercessão a São Francisco de Paula junto a Deus para que, continue abençoando nossa cidade e todos os munícipes — disse. 

29 anos SFI ASCOM SFI Wagner Fraga 18

O pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Luciano Gomes, contou que a festa deste ano abordará o tema da Campanha da Fraternidade, desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema “Fraternidade e Amizade Social”.

— Nosso padroeiro seguiu as trilhas de São Francisco de Assis, que muito olhou pelos humildes e pobres. A partir do exemplo dele e da Campanha da Fraternidade, queremos acentuar a necessidade de buscarmos uma sociedade pautada pela promoção da igualdade, diminuição dos regimes de exclusão e do acolhimento ao diferente — explicou o sacerdote.

Confira a programação completa:

31/03

6h30 Corrida Rústica

7h30 Corrida Ciclística

9h Santa Missa

Paraninfo: comunidades do Setor Santa Terezinha

19h Santa Missa celebrada pelo vigário forâneo, padre Alexandro Matos

Paraninfo: comunidades do Setor São Padre Pio

 

1º/04

19h Santa Missa celebrada pelo vigário paroquial, padre Adriano Pessanha

Paraninfo: comunidades do Setor São Pedro

 

02/04 – Dia do Padroeiro

6h30 Alvorada

7h Café da manhã na praça

10h Santa Missa celebrada pelo bispo Dom Roberto Francisco

Paraninfo: comunidades do Setor São Francisco de Paula

18h Santa Missa celebra pelo pároco, padre Luciano Gomes

Paraninfo: comunidades do Setor Dom Bosco

Após procissão pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana

Encerramento: show com Thiago Brado

 

A Praça São Francisco de Paula, no Centro de São Francisco de Itabapoana (SFI), recebe nesta quinta-feira (28) a segunda edição da Feira AgroPeixe. O funcionamento será entre 8h e meio dia e contará com produtos pesqueiros de diversas regiões do município.

A iniciativa é da prefeitura, através de parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e de Pesca. Além de valorizar os produtos locais, a proposta é facilitar o acesso dos moradores a produtos procurados significativamente durante a Semana Santa. 

— Na véspera da Sexta-feira da Paixão, em que muitos optam por refeições com peixe, convido toda a população para prestigiar o trabalho dos pescadores são franciscanos — afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, que acrescentou que a feira apresenta e coloca em evidencia o potencial de um setor tão importante para a economia local. 

Uma parceria entre a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e a concessionária Águas do Rio, levou noções de saneamento básico e sustentabilidade, além de conscientização sobre a importância da água para o meio ambiente, a aproximadamente 300 alunos de duas escolas municipais: Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba, e João Batista de Almeida, na localidade de Sonhos. Os estudantes participaram do Programa Saúde Nota 10, da concessionária, recebendo os ensinamentos de Educação Ambiental por intermédio de palestras e jogos educativos.

“O Saúde Nota 10 foi fundamental para que nossos alunos compreendam desde cedo a relevância de terem água e esgoto tratados, não apenas para sua própria saúde, mas também para a preservação do meio ambiente. Desta maneira, eles se tornam agentes ativos na promoção da sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida de toda a população”, destacou o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana.

Divulgação Águas do Rio 2

A diretora da E.M. Dirceu Dias, Angélica Peçanha, reforçou as palavras do secretário da pasta: “Uma excelente oportunidade de unir atividades lúdicas aos temas trabalhados na unidade. É uma grande contribuição no aprendizado das crianças. Eles gostaram muito, e esse conteúdo apresentado pela Águas do Rio está muito alinhado ao que estão aprendendo”.

As duas unidades de ensino foram escolhidas pela SMEC e o setor de Responsabilidade Social da concessionária para receber o projeto em março, mês em que no dia 22 é celebrado o Dia Mundial da Água.

Os alunos Pietro Coutinho, 7 anos; Cecília Barreto (6° ano), campeã do jogo do saneamento; e Guilherme Miguel Meira (9° ano), cujo pai, Leonardo Meira, trabalha na concessionária Águas do Rio, ressaltaram a importância do aprendizado ambiental de forma lúdica e divertida.

Agentes da Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizaram na manhã desta terça-feira (26) o resgate de uma jiboia, em Barra do Itabapoana. O animal mede cerca de 1,2 metro.

Moradores acionaram o órgão após avistarem a cobra enrolada em uma rede de pesca, em uma área de mangue localizada próxima a residências. No local, os agentes da GAM precisaram desenrolar a jiboia da rede. Em seguida, o animal foi solto em uma região semelhante ao habitat natural da espécie.

Este é o terceiro resgate de jiboia realizado pela GAM, somente em 2024. Também neste mês, no dia 12, uma cobra com cerca de dois metros e aproximadamente 10kg foi capturada em Santa Rita. A primeira captura deste tipo no ano foi em fevereiro, na localidade de Imburi.

— Reforçamos à população para que, em casos como este, mantenha uma distância segura do animal e acione imediatamente a GAM através do telefone (22) 9.98925175, que funciona 24h por dia — alertou o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, Edson Brito, que parabenizou mais uma vez a atuação precisa e eficaz dos agentes.

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta quinta-feira (28) e na próxima segunda-feira (1º). A determinação foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (25).

A medida considera o feriado nacional da Sexta-feira da Paixão, além do feriado municipal do padroeiro São Francisco de Paula, celebrado na próxima terça-feira (2). Os festejos, inclusive, contam com o apoio da prefeitura e começarão neste domingo (31).

De acordo com o decreto nº 445, “é costume nas repartições públicas decretar ponto facultativo em dias que sucedem o feriado e antecedem o final de semana”.  A publicação, que é assinada pela prefeita, cita ainda o "respeito a essa tradição popular" e a atuação do “Poder Público Municipal, sempre coeso com os servidores públicos” e “os deslocamentos típicos desta época do ano”.

A iniciativa não engloba a prestação dos serviços públicos considerados essenciais e ininterruptos, que envolve as secretarias municipais de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo; de Saúde; de Meio Ambiente; de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (SESEP); de Transporte; de Turismo, Indústria e Comércio e; de Esporte e Lazer.

São Francisco de Itabapoana (SFI) esteve presente na inauguração da Sala Lilás, da Patrulha Maria da Penha, instalada no 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM-Campos). A solenidade com direito a um coquetel, aconteceu nesta sexta-feira (22), e contou com a presença de diversas autoridades militares, do Executivo, Legislativo e da sociedade civil, além de representantes de departamentos que compõem a rede de atendimento à mulher.

A Sala Lilás, preparada para o acolhimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência na área de abrangência do batalhão (além de Campos, SFI, São João da Barra e São Fidélis), foi inaugurada pelo comandante do 8º BPM, tenente-coronel Ricardo Alexandre Cruz, e pela coordenadora do programa Patrulha Maria da Penha, tenente-coronel Cláudia Moraes.

Inauguração da Sala Lilás 1

A comandante da Ronda Maria da Penha de SFI, a guarda civil municipal (GCM) Roberta Panisset, que esteve na solenidade acompanhada dos integrantes do projeto GCM Fróes e GCM Dias, destacou a importância da Sala Lilás.

“É muito mais que um espaço físico, é um espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência, projetado para que as mulheres possam se sentir acolhidas, seguras e à vontade para falar sobre elas e terem a consciência de que ali estão protegidas, garantindo assim os seus direitos”, revelou Panisset.

Inauguração da Sala Lilás 2

Também estiveram presentes ao evento por SFI a chefe de Gabinete da prefeita Francimara Barbosa Lemos, Francilea Azeredo; o secretário de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), subtenente Edson Brito; o coordenador do Ciosp (Coordenadoria de Integração de Operações e Segurança Pública), 1° sargento Rodrigo Linhares; e a gerente de Proteção Social Especial de Alta e Média Complexidade da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Eliana Cunha.

A tenente-coronel Cláudia Moraes ressaltou que “a Sala Lilás é especialmente preparada para o acolhimento, climatizada e com espaço com brinquedoteca para casos em que a mãe precise distrair o filho criança, que muitas vezes, testemunha a violência”.

Inauguração da Sala Lilás 6

No dia dois de abril, São Francisco de Itabapoana (SFI) celebra o padroeiro, São Francisco de Paula. Para comemorar o santo, a prefeitura promoverá o show de Thiago Brado na praça central.

O cantor é conhecido por interpretar sucessos da música católica como “Minha essência”, “Verdades do tempo” e “Se o teu sangue”. Atualmente, Thiago está em turnê chamada “Clássicos da Igreja”.

A atração musical marcará o encerramento dos festejos, que neste ano contarão com menos dias devido às celebrações da Páscoa. As celebrações começarão no próximo dia 31.

— Celebrar nosso padroeiro é sempre muito especial. Diversos órgãos da municipalidade, como as secretarias municipais de Turismo, Indústria e Comércio e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil, estarão mobilizados para oferecer todo o suporte necessário — afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, que convidou todos os moradores para participar “deste momento de fé e comunhão”.

Festa do Padroeiro 2023 ASCOM SFI Wagner Fraga 1

De acordo com o pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Luciano Gomes, a festa deste ano abordará o tema da Campanha da Fraternidade, desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o tema “Fraternidade e Amizade Social”.

— Nosso padroeiro seguiu as trilhas de São Francisco de Assis, que muito olhou pelos humildes e pobres. A partir do exemplo dele e da Campanha da Fraternidade, queremos acentuar a necessidade de buscarmos uma sociedade pautada pela promoção da igualdade, diminuição dos regimes de exclusão e do acolhimento ao diferente — ponderou o sacerdote.

Confira a programação completa:

31/03

6h30 Corrida Rústica

7h30 Corrida Ciclística

9h Santa Missa

Paraninfo: comunidades do Setor Santa Terezinha

19h Santa Missa celebrada pelo vigário forâneo, padre Alexandro Matos

Paraninfo: comunidades do Setor São Padre Pio

 

1º/04

19h Santa Missa celebrada pelo vigário paroquial, padre Adriano Pessanha

Paraninfo: comunidades do Setor São Pedro

 

02/04 – Dia do Padroeiro

6h30 Alvorada

7h Café da manhã na praça

10h Santa Missa celebrada pelo bispo Dom Roberto Francisco

Paraninfo: comunidades do Setor São Francisco de Paula

18h Santa Missa celebra pelo pároco, padre Luciano Gomes

Paraninfo: comunidades do Setor Dom Bosco

Após procissão pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana

Encerramento: show com Thiago Brado

 

IMG 20240322 WA0335

Autoridades municipais se reuniram para discutir a implementação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Niam) em São Francisco de Itabapoana (SFI). O encontro aconteceu na terça-feira (19), na sede da Prefeitura de SFI e contou com a presença da prefeita Francimara Barbosa Lemos, além de representantes das secretarias municipais de Trabalho e Desenvolvimento Humano e de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), do projeto Ronda Maria da Penha e da Polícia Civil.

O objetivo da reunião foi conhecer em detalhes o projeto do Niam e discutir estratégias para uma futura implementação em SFI, visando fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres no município.

Implantação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher Niam ASCOM SFI Gilmar Ramos 3

Durante o encontro, foram apresentados os principais pilares e serviços oferecidos pelo Niam, que incluem o acolhimento humanizado, orientação jurídica, psicológica e social, encaminhamentos para rede de proteção e acompanhamento especializado para mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A prefeita Francimara enfatizou o comprometimento da gestão municipal em promover políticas públicas efetivas de proteção e promoção dos direitos das mulheres, destacando o Niam como uma iniciativa crucial nesse sentido.

Implantação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher Niam ASCOM SFI Gilmar Ramos 1

“A implementação do Niam em SFI representará um avanço significativo no enfrentamento à violência de gênero e no fortalecimento da rede de proteção e apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade no município”, revelou Francimara.

A gerente de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Eliana Carvalho, destacou a importância do Niam como um espaço seguro e acolhedor para mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo apoio integral e multidisciplinar para enfrentar as diversas formas de violência de gênero.

Implantação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher Niam ASCOM SFI Gilmar Ramos 2

Já a comandante da Ronda Maria da Penha, guarda civil municipal Roberta Panisett, ressaltou a importância da integração entre os órgãos públicos para permitir uma resposta eficiente e coordenada no atendimento às mulheres em situação de violência, assegurando sua proteção e garantia de direitos. A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Priscila Kelly Pedrosa Corrêa, também participou da reunião.

O titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil (DP/SFI), delegado Rodolfo Franco da Silva, acompanhado dos inspetores Diego Suísso da Hora e Maria Karolina de Souza Braga, reforçaram o compromisso em atuar de forma articulada e estratégica no combate à violência contra as mulheres, com a implementação do Niam contribuindo significativamente para esse propósito.

Ao final da reunião ficou estabelecido um cronograma de trabalho para os próximos meses, vislumbrando a implementação do Niam no município.

Implantação do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher Niam ASCOM SFI Gilmar Ramos 5

Página 1 de 189