Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está com vaga disponível para cozinheiro (a). A oportunidade é para trabalhar no Restaurante Aura Gastronomia, na área central do município.

Para se candidatar é preciso ter experiência na função. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87, no Centro da cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Nossa equipe continua divulgando as oportunidades de trabalho e ainda recolhe os currículos dos candidatos. Os empresários com vagas disponíveis e que tenham interesse em participar desta parceria de sucesso podem entrar em contato com o Balcão, que funciona na sede da SMTDH”, destacou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) passa a adotar novas medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), além de reforçar as já existentes. A decisão ocorreu durante reunião remota, na tarde desta terça-feira (25), onde foi discutido o aumento no número de casos positivos de infecção por Covid-19 no município.

 
No encontro virtual, os participantes apresentaram dados sobre o cenário epidemiológico do município para avaliar a adoção de medidas de enfrentamento à Covid-19. Houve o consenso a respeito da necessidade da manutenção do estado de alerta e intensificação das medidas de proteção, sobretudo no que se refere à testagem dos pacientes sintomáticos.
 
Desta forma foi determinada a ampliação da testagem destes pacientes com sintomas para as 11 unidades polos de Estratégia Saúde da Família (ESF) para facilitar o acesso da população ao diagnóstico. 
 
Também ficou mantida a obrigatoriedade de testagem de todos os servidores da prefeitura, antes de começar a atuar nos trabalhos e caso seja confirmada a infecção, ocorrerá o afastamento imediato das atividades. Será intensificada a vacinação das crianças, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), através da utilização das escolas para realizar a imunização.
 
“Nos últimos dias, identificamos um significativo número de infectados por Covid-19 e embora isto não esteja se refletindo no aumento da hospitalização, temos que monitorar permanentemente o cenário epidemiológico para a implantação de medidas voltadas ao enfrentamento da doença. Neste momento, a taxa de ocupação é de 20%, já que o município possui cinco leitos de ventilação mecânica destinados aos pacientes com Covid e outros cinco de uso geral, mas que podem ser revertidos também para o tratamento de infectados com a doença caso haja necessidade”, informou o secretário de Saúde, Sebastião Campista, que participou da reunião.
 
A prefeita Francimara Barbosa Lemos, que também teve participação na reunião virtual, destacou a importância da testagem. “Vale ressaltar que tivemos um efeito bastante satisfatório com obrigatoriedade da testagem contra a Covid dos funcionários da prefeitura, uma forma de proteção da população. Vamos continuar monitorando a situação. Caso haja uma mudança no cenário, voltaremos a nos reunir para definirmos as medidas que precisarão der adotadas”, garantiu a prefeita. 
 
Participaram também da reunião o vice-prefeito Raliston Souza, o ex-prefeito e marido da prefeita Frederico Barbosa Lemos, a chefe de Gabinete, Francilea Azeredo, o procurador geral do município, Jules Rimet, os secretários Robson Santana (Educação e Cultura), Erbson Gomes Pires, o Bibinho (Administração) e Joana Ramos (Particular), além dos assessores Angela Rangel (Especial) e Diego Santos (Comunicação). 

 

WhatsApp Image 2022 01 25 at 16.24.44

O Setor de Educação Inclusiva e Social da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu na última semana visita de uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Cardoso Moreira. O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido.

O secretário Municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, acompanhou a visita. “Junto com nossa equipe pedagógica, mostrando o desenvolvimento das ações inclusivas, capitaneadas pela prefeita Francimara Barbosa Lemos”, afirmou.

Santana avaliou que foi uma oportunidade para “troca de experiências e metodologias para aprimorar novas técnicas de trabalho e, assim, a eficiência no atendimento, conforme prioridade de cada portador de necessidade especial”.

Representando o município de Cardoso Moreira, participaram a superintendente Katiúcia Silva, a assistente social Adriana Carvalho e a psicóloga Tarcila Ribeiro. Durante a visita, elas destacaram que estão empenhadas em aprimorar a educação pública.

Saiba mais — O Setor de Educação Inclusiva e Social (SEIS) da Smec conta com equipe técnica voltada para o desenvolvimento de atividades para alunos com necessidades especiais. Com caráter estratégico, são geradas informações educacionais para aperfeiçoar a tomada de decisões e implementação de políticas públicas educacionais para este público.

A partir também das demandas feitas por gestores da rede municipal, são promovidas atividades adaptadas de forma lúdica, como jogos e desenhos, variando de acordo com cada fase de aprendizagem e com a valorização do acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças. O objetivo é favorecer as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança, adolescentes, jovens e adultos.

São atendidas desde a Educação Infantil, em que se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global, até o Ensino Fundamental.

Através de parceria entre a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Universidade Estácio de Sá promoveu uma Oficina de Silagem para aproximadamente 20 produtores do município. A ação aconteceu no sábado (15), no Espaço do Produtor, no Centro da cidade.

“Já começamos o ano investindo no homem do campo, uma das bandeiras da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Nossos produtores tiveram a oportunidade de conhecer diversos tipos de silagem que podem ser feitas, não apenas para o período de seca, destinada à alimentação do gado de leite e de corte. Abordamos a silagem de capiaçu (clone de capim-elefante), que é uma novidade com alto rendimento para suplementação em sistemas de produção de leite. Também falamos a respeito dos cuidados para que não haja contaminação desse material na abertura da silagem“, ressaltou o secretário da pasta, Enaldo Barreto.

A professora do Curso de Medicina Veterinária da Estácio Paula Barbosa, que ministra a disciplina de Nutrição Animal, revelou que durante a oficina abordou os seguintes assuntos: a importância da silagem; a diferença entre silagem, silo e ensilagem; principais forrageiras utilizadas para produzir silagem; o uso de subprodutos da mandioca e do abacaxi para produção de silagem; como e o que preciso para produzir uma silagem de qualidade.

“Ressaltamos ainda a importância de se trabalhar com silagem de forma correta, a fim de evitar problemas de intoxicação dos animais. Existem riscos referentes ao consumo da silagem, principalmente relacionada ao botulismo e contaminações fúngicas”, alertou a professora, acrescentando:

“Participaram da oficina os alunos de graduação em Medicina Veterinária que participam do projeto: Amixam Moço, Everton Azevedo e Warlace Walport. Esse projeto de extensão surgiu da ideia da aluna Amixam em ajudar os produtores rurais a escolher uma silagem de boa qualidade aos animais, uma vez que por falta de informação técnica eles acabam fornecendo um produto que muitas vezes não é seguro, provocando perda de animais e prejuízos para a região”.

Aprovação - O produtor de leite Gualberto Póvoa, de Alegria dos Anjos, agradeceu pela capacitação, destacando a importância e aprovando a iniciativa, principalmente para os pequenos produtores.

“SFI é um dos maiores produtores de leite do Estado, no entanto, a nossa produção ainda é realizada através de um sistema muito antigo, sem explorar todas as potencialidades. Precisamos transformar o tirador de leite em produtor. Esses eventos promovidos pela Secretaria de Agricultura capacitam os produtores para que possam produzir em pequenas áreas uma quantidade de leite maior, deixando o espaço que vai sobrar para outra atividade fazendo a diversificação agrícola”, ressaltou Póvoa.

Após vacinar crianças quilombolas e com comorbidades, São Francisco de Itabapoana (SFI) iniciou nessa segunda-feira (24) a vacinação do público em geral entre 5 e 11 anos. É necessário realizar o agendamento no polo de imunização mais próximo de sua residência.

Para a vacinação infantil, os locais funcionam em horário estendido: entre 8h e 20h, conforme destacou o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista.  “A medida segue determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos para facilitar o acesso dos responsáveis, já que muitos trabalham durante o dia”, disse. Ele reforçou que a autorização dos pais ou responsáveis é necessária para a aplicação da vacina.

O agendamento é realizado na Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi e Floresta. É necessário apresentar comprovante de residência, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município tem aproximadamente 3.500 pessoas com idade entre 5 e 11 anos. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e é considerada pelo Ministério da Saúde para o envio das doses.

Em nota divulgada no final de 2021, a Sociedade Brasileira de Pediatria afirmou que “ampliar o benefício da vacinação a este grupo etário é sim uma prioridade”.O órgão ressalta que, até o início de dezembro passado, cerca de 34 mil casos de Covid-19 foram notificados em menores de 19 anos no Brasil, com mais de 2.500 mortes confirmadas. Nenhuma doença passível de prevenção por vacinas provocou tantos óbitos no país, segundo a nota.

Balanço — Desde a última sexta-feira (21), mais de 100 crianças receberam a primeira dose no município. Integram este número, o público infantil com comorbidades das localidades de Barra do Itabapoana e Travessão de Barra e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Além disso, também foram imunizadas crianças e adolescentes das comunidades quilombolas de Deserto Feliz e Barrinha.

A conscientização sobre doenças como o câncer precisa ser constante, inclusive, no período de férias e descanso. Com essa finalidade, o Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) de São Francisco de Itabapoana (SFI) participou da programação do “Verão da Família” no último sábado (22).

Com a exposição de “banners” e distribuição de panfletos informativos sobre diversos tipos de câncer, a ação foi voltada para destacar a importância da prevenção e diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura da doença.

“O câncer de pele, por exemplo, é o mais comum entre homens e mulheres. São mais de 160 mil casos por ano. Sendo assim, se você notar alguma lesão suspeita, não hesite em procurar atendimento médico”, destacou a  coordenadora do Nuprapac, oncologista clínica Elizabeth Uhl.

A conscientização aconteceu na tenda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) instalada em Santa Clara. No local,  durante os finais de semana, são oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e de índice glicêmico.

A Secretaria Municipal de Administração, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta segunda-feira (24) a testagem obrigatória contra o novo coronavírus (Covid-19) de todos os funcionários que trabalham na sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). O objetivo é aumentar a proteção sanitária tanto dos trabalhadores e seus familiares, quanto das pessoas que buscam atendimento presencial no prédio do Executivo municipal.

“Por determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, as duas secretarias realizaram uma reunião para que pudessem estar testando os funcionários devido ao número de testes positivos registrados entre os nossos trabalhadores. Identificando quem esteja com a doença, imediatamente o servidor vai para o isolamento, evitando transmitir a Covid para outras pessoas”, ressaltou o secretário de Administração, Erbson Gomes Pires (Bibinho), acrescentando:

“Após promovermos a testagem na parte da manhã, à tarde iremos testar os funcionários de outras secretarias da prefeitura. Num balanço parcial podemos observar uma baixa de funcionários que justifica a medida adotada pelo município”.

Os funcionários são submetidos ao Teste Rápido de Antígeno Covid-19, que tem aproximadamente 97% de confiabilidade, sendo indicado para a fase inicial da infecção (do 1° ao 7° dia de contágio). A coleta do material é feita por amostra da nasofaringe, através de hastes flexíveis (espécie de um cotonete) e o resultado sai em 15 minutos.

Em caso de teste positivo, o funcionário é afastado imediatamente das atividades de trabalho, conforme recomendação do Ministério da Saúde, sendo encaminhado para o Centro de Triagem. A medida é válida igualmente às pessoas que tiveram contato com o paciente infectado.

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está com vaga para cozinheiro (a). A oportunidade é para trabalhar em Guaxindiba.

Os candidatos precisam ter disponibilidade para o período da noite, sendo que o trabalho é durante o ano todo. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87, no Centro da cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“A nossa equipe do Balcão promove a divulgação e ainda se encarrega de recolher os currículos dos candidatos. Os empresários que tiverem vagas disponíveis para trabalhar e também quiserem participar da parceria podem procurar a SMTDH”, orientou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Moradores e turistas de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram na tarde do último sábado (22) do Futebol de Artistas. Esta foi uma das principais atrações durante o final de semana no “Sesc Verão”, uma realização da prefeitura e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

A disputa terminou empatada em 6x6. Participaram os atores Danilo Sacramento, Raphael Viana, Juliano Laham, Ricardo Viana e Ronny Kriwat, além dos jogadores Odvan, com passagens pelo Vasco e pela Seleção Brasileira, e Jean Carlo, que há cerca de 15 anos veraneia na praia de Santa Clara e atuou por clubes nacionais e internacionais.

“Através das atividades que vem sendo desenvolvidas, queremos evidenciar que o esporte também é uma ferramenta de socialização, sobretudo, para nossa juventude”, pontuou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Domires Júnior.

No domingo (23), SFI recebeu outra personalidade do mundo esportivo: o jogador de futevôlei, Novinho. Ele acompanhou o Torneio de Futevôlei, que foi vencido por uma equipe são franciscana, contemplada com premiação. Moradores de cidades vizinhas, como São Fidélis e Campos dos Goytacazes, também participaram da competição.  

Por meio da parceria com o Sesc, também aconteceram, entre outras coisas, a apresentação com o grupo Promessa do Samba; e apresentação circense com “Só”, com Renê Carvalho.

O vice-prefeito Raliston Souza acompanhou de perto inúmeras ações neste final de semana do Verão da Família. "Sempre bom acompanharmos de perto os eventos voltado para a  família, é notório a satisfação e harmonia que todos estão recebendo as modalidades, ver o esporte, o lazer e o entretenimento acontecer de maneira saudável é muito gratificante", disse.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos lembrou que no sábado tivemos a realização de atividades na praia de Manguinhos. “Pensamos em um cronograma de atividades pensado para toda a família e, pela primeira vez , o município conta com o apoio do Sesc por intermédio do projeto ‘Sesc Verão’”, disse.

Através de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Universidade Estácio de Sá, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou o 1º Mutirão de Castração de Animais de Pequeno Porte. A ação aconteceu no sábado (22), no Espaço do Produtor, no Centro da cidade, sendo castrados 50 cães e gatos.

“Montamos quatro equipes de castração e uma de triagem compostas por professores e alunos da Estácio de Sá, além do quadro de veterinários da Secretaria Municipal de Agricultura. Estamos planejando realizar o segundo mutirão em março, já que temos ainda um cadastro reserva com mais 60 pedidos. Em relação aos animais de pequeno porte do sexo feminino, após reduzirmos a demanda dos machos, iremos planejar e divulgar assim que definirmos a data”, revelou o secretário da pasta, Enaldo Barreto.

O vice-prefeito Raliston Souza representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos durante a ação, que teve também a presença do subsecretário da pasta, Daniel Abílio, além da equipe Secretaria de Agricultura.

Deram apoio ao evento a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), que providenciou o transporte dos alunos e veterinários, além do Gabinete, a Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e a Secretaria Municipal de Saúde.

Página 1 de 45