Independência do Brasil: desfiles cívicos acontecem nesta quarta (6) e quinta-feira (7) Destaque

Desfile cívico de 2022 Desfile cívico de 2022

Os desfiles cívicos em comemoração à Independência do Brasil serão realizados na quarta-feira (6), às 14h, no Centro de São Francisco de Itabapoana (SFI), e na quinta-feira (7), às 9h, em Ponto de Cacimbas. Neste ano, os atos irão abordar o tema “O Empoderamento da Mulher na Sociedade”.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, a proposta é abordar a participação e importância das mulheres na história municipal, estadual e nacional.

— No desfile da área central, contaremos com mais de 1.500 alunos de 42 escolas da rede municipal de ensino, que vão ressaltar aspectos como direitos constitucionais, igualdade, defesa e conquistas das mulheres. Estamos organizando surpresas bem bacanas — adiantou.

O ato contará ainda com aproximadamente dois mil funcionários da municipalidade, dispostos em 60 pelotões, que percorrerão a Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, entre o Trevo das Praias e a Praça São Francisco de Paula. A concentração está marcada para às 13h30.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), participarão do desfile agentes e veículos de órgãos das forças de segurança pública, além de alunos do Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo, de Praça João Pessoa. Fanfarras municipais e de Campos dos Goytacazes também estão confirmadas.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos convidou toda a população para prestigiar os atos cívicos.

— São momentos tradicionais em que celebramos uma data tão importante para a nossa pátria e, por isso, conto com a presença de todos. Como de costume, participarei junto com o vice-prefeito, Raliston Souza, secretários, diretores de departamentos, assessores e vereadores — disse.

Interdições — No dia seis, o Centro da cidade contará com um esquema especial de trânsito para montagem do palco e demais ações de preparação.

A partir das 7h, o trecho da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana entre a Drogaria Pacheco e Fernando Material de Construção será interditada no sentido Trevo das Praias. Já a partir do meio dia, o bloqueio será nos dois sentidos entre a Drogaria Pacheco e o Trevo das Praias. A liberação acontecerá após o término do desfile.

Agentes e viaturas da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e da Guarda Civil Municipal (GCM) atuarão no decorrer do dia para orientar e garantir o fluxo seguro de veículos.

A orientação da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) é que os condutores de veículos não estacionem na avenida e optem por se locomover pela rua Daud Salomão Acruche.

Última modificação em Segunda, 04 Setembro 2023 16:07