SFI participa de conferência sobre igualdade racial Destaque

O Departamento de Cultura (Depac) de São Francisco de Itabapoana (SFI) representou o município na terceira edição da Conferência de Igualdade Racial do Norte e Noroeste Fluminense (Corpir), realizada no último sábado (18), na praia de Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes.

Os palestrantes Manuelli Ramos e Anderson Luiz Barreto apontaram reflexões para os debates dos Grupos de Trabalho, que aprovaram propostas e moções para luta antirracista e de garantia de direitos a população negra, como também de outras formas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural e de intolerância religiosa.

“Através da participação social e reivindicações no campo das políticas públicas, foi promovido um espaço plural e democrático, comprometido com a construção de políticas públicas efetivas, construídas por meio da articulação regional, seguindo o que nos orienta a prefeita Francimara Barbosa Lemos ”, afirmou o diretor do Depac, Carlos Salvador, que estava acompanhado dos assessores do órgão, Carlos Júnior e Carlos Alberto.

Ao final da conferência, que foi organizada pela Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH) da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, foram eleitos os delegados representantes do poder público e da sociedade civil organizada para representação na conferência estadual, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, em março. Houve ainda show com o grupo Som da Vila.

A comitiva são franciscana foi composta ainda por Maria Aparecida Pereira (Movimento Vai ter Gorda), Miriam Cardoso (Mulheres da Cadeia Produtiva da Pesca), Mateus Moreira (Atividade Pesqueira), Valdemira (Presidente da Associação Quilombola de Barrinha), Ivan Mário (Aliança Nacional/LGBTQIA+) e a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Milla Figueiredo.

Além de SFI e Campos, o evento contou ainda com representantes de São João da Barra, São Fidélis, Quissamã, Macaé, Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna e Varre Sai.

Última modificação em Quarta, 23 Fevereiro 2022 11:27