Prefeita apresenta ao Sebrae projeto de robótica educacional finalista no prêmio “Prefeitura Empreendedora” Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, recebeu nesta quinta-feira (22) representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para apresentar o projeto de Robótica Educacional, desenvolvido em 15 escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa foi classificada para a etapa estadual do prêmio Prefeitura Empreendedora, cujo resultado será divulgado em 26 de março.

A apresentação aconteceu na sala de reuniões da prefeitura e contou com a presença do consultor do Sebrae, Flávio Poggian, e da gestora regional do Programa de Educação Empreendedora e analista do Sebrae, Patrícia Buchaul, além do vice-prefeito, Raliston Souza, secretários, assessores e vereadores.

Prefeita apresenta ao Sebrae projeto de robótica educacional finalista no prêmio Prefeitura Empreendedora ASCOM SFI Wagner Fraga 5

— Estamos radiantes e muito orgulhosos por mais esta classificação, que evidencia nosso cuidado e empenho para com nossos alunos, responsáveis por desenvolver projetos tão brilhantes e inovadores como o que foi apresentado. Como gestora, ficou muito satisfeita com este legado — afirmou a prefeita. Ela lembrou que, em 2018, o município venceu a etapa estadual.

O trabalho apresentado foi um protótipo de prótese de mão, desenvolvido por João Lucas Moura e Thayan Pereira, que no ano passado eram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Dalria Maria Gomes Macedo Gonçalves, em Gargaú. O objeto foi produzido a partir de material reciclável e, segundo João Lucas e Thayan, visou contribuir com a medicina e ciência.

Prefeita apresenta ao Sebrae projeto de robótica educacional finalista no prêmio Prefeitura Empreendedora ASCOM SFI Wagner Fraga 1

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, este e outros trabalhos foram idealizados através do componente curricular Educação Empreendedora, desenvolvida em parceria com o Sebrae, que fornece capacitação para professores e material didático.

— A princípio, a temática da robótica seria destinada apenas para as turmas de 7º ano, mas o tema atraiu tanta a atenção do demais alunos, que expandimos para 6º, 8º e 9º anos. Com resultado, realizamos feiras de robóticas — explicou.

Prefeita apresenta ao Sebrae projeto de robótica educacional finalista no prêmio Prefeitura Empreendedora ASCOM SFI Wagner Fraga 2

A subsecretária municipal de Educação e Cultura, Marcelly Barreto, afirmou que a parceria com o Sebrae contribui para despertar a criatividade, autoconhecimento e espírito de coletividade nos alunos.

Após a apresentação, os representantes do Sebrae foram presenteados com obras do artista plástico são franciscano Uellington Soares. Em seguida, eles e a comitiva da prefeitura visitaram escolas, participaram de encontros com professores, alunos e pais.

Prefeita apresenta ao Sebrae projeto de robótica educacional finalista no prêmio Prefeitura Empreendedora ASCOM SFI Wagner Fraga 8