Educação Inclusiva: Smec recebe visita de equipe da Prefeitura de Cardoso Moreira Destaque

O Setor de Educação Inclusiva e Social da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu na última semana visita de uma equipe multiprofissional da Prefeitura de Cardoso Moreira. O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido.

O secretário Municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, acompanhou a visita. “Junto com nossa equipe pedagógica, mostrando o desenvolvimento das ações inclusivas, capitaneadas pela prefeita Francimara Barbosa Lemos”, afirmou.

Santana avaliou que foi uma oportunidade para “troca de experiências e metodologias para aprimorar novas técnicas de trabalho e, assim, a eficiência no atendimento, conforme prioridade de cada portador de necessidade especial”.

Representando o município de Cardoso Moreira, participaram a superintendente Katiúcia Silva, a assistente social Adriana Carvalho e a psicóloga Tarcila Ribeiro. Durante a visita, elas destacaram que estão empenhadas em aprimorar a educação pública.

Saiba mais — O Setor de Educação Inclusiva e Social (SEIS) da Smec conta com equipe técnica voltada para o desenvolvimento de atividades para alunos com necessidades especiais. Com caráter estratégico, são geradas informações educacionais para aperfeiçoar a tomada de decisões e implementação de políticas públicas educacionais para este público.

A partir também das demandas feitas por gestores da rede municipal, são promovidas atividades adaptadas de forma lúdica, como jogos e desenhos, variando de acordo com cada fase de aprendizagem e com a valorização do acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças. O objetivo é favorecer as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança, adolescentes, jovens e adultos.

São atendidas desde a Educação Infantil, em que se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global, até o Ensino Fundamental.

Última modificação em Quarta, 26 Janeiro 2022 10:08