Sema implementa composteira doméstica na sede da secretaria Destaque

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) criou uma composteira doméstica reutilizando baldes de margarina que seriam descartados. Instalado na sede da Sema, o recipiente objetiva diminuir o lixo orgânico produzido pela equipe da secretaria.

“A composteira é um processo biológico em que microorganismos e minhocas consomem a matéria orgânica disponível (resíduos domésticos, cascas de frutas, pó de café usado, etc.), transformando-a em adubo. O adubo pode ser aproveitado em diversas atividades, bem como jardins para o fortalecimento das plantas e outros benefícios”, explicou o diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental da Sema, Douglas Barreto.

“A ideia é reduzir a produção de lixo e conscientizar a população sobre a importância desta ação, tendo em vista os benefícios que são gerados à natureza e ao ser humano. Estamos estudando a possibilidade de ampliar essa produção para além das paredes da Sema e integrar esta bela atividade no cotidiano dos nossos munícipes”, revelou a secretária da pasta, Luciana Soffiati.