Sema resgata ouriços-cacheiros e família de gambás Destaque

Entre terça (27) e quarta-feira (28), a Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgatou seis animais silvestres em três regiões diferentes do município.

Na noite de terça-feira, a GAM foi acionada para o resgate de um ouriço-cacheiro na localidade de Santa Clara. Na manhã seguinte, um animal da mesma espécie foi resgatado no telhado do Colégio Estadual Ercília Muylaert de Menezes, em Gargaú.

Também na quarta-feira, um fato curioso marcou dois resgates de gambás. As ações aconteceram em locais distintos, mas terminaram de forma conjunta.

“Na primeira residência, no Centro de SFI, foram encontrados três gambás dentro de um guarda-roupas. A mãe do trio foi morta por um cachorro. Logo em seguida, houve outro chamado, desta vez em Gargaú. Nesta segunda casa, foi encontrada uma fêmea. Os quatro animais foram colocados juntos e houve a aceitação mútua. De imediato, os filhotes entram na bolsa da fêmea, que aceitou ser a mãe adotiva deles”, relatou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati. Ela destacou e agradeceu a atuação dos guardas ambientais Efraim, Fróes, Cardoso e Cadu.

Todos os animais foram soltos na Mata da Benta, que possui características semelhantes ao habitat natural das espécies.

Em caso de aparecimento de animais silvestres, a população deve entrar em contato imediatamente com a GAM. O telefone é (22) 9.8161-6713, que funciona diariamente.

(1 Votar)
Última modificação em Quinta, 29 Setembro 2022 14:40