Serviço de resgate de animais silvestres da Sema vai servir de modelo para a região Destaque

Durante a reunião mensal do Conselho dos Secretários Municipais de Meio Ambiente do Norte e Noroeste Fluminense (Cosemma-NNF), no município de Aperibé, na terça-feira (9), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) fez uma apresentação sobre o resgate e soltura de animais silvestres. O trabalho é realizado pela Guarda Ambiental (GAM) da Sema/SFI e despertou o interesse para servir de modelo para outros municípios da região.

“Recebemos o convite do Cosemma e promovemos a apresentação por intermédio de slides, fotos e vídeos. Os guardas ambientais Efraim Guimarães e Marcos Serejo, que são capacitados através de cursos e treinamentos específicos, levaram os equipamentos de trabalho e explicaram todos os procedimentos desde a captura até a soltura dos animais silvestres”, ressaltou a secretária da pasta, Luciana Soffiati, acrescentando:

“É muito gratificante o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo realizado na administração da prefeita Francimara, em especial na Sema. Após o término da exposição, fomos procurados por representantes das Semas de Cardoso Moreira e de Itaperuna, que manifestaram interesse de visitar o nosso município, a fim de conhecerem de perto o trabalho de resgate da GAM”.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos revelou estar orgulhosa de o trabalho de resgate da GAM servir de modelo para as cidades da região. “A nossa preocupação é com todos os setores da prefeitura, incluindo o meio ambiente. Em breve, traremos muitas novidades para melhorar ainda mais a vida da população são franciscana”, adiantou Francimara.

Em 2021, a Sema já realizou aproximadamente 35 resgates em SFI. Entre as espécies, ratão-do-banhado, lontra, tucano, tamanduás, ouriço-cacheiro, tatus, cobras, e outros. Luciana alerta os cuidados que os moradores devem ter ao se deparar com algum animal silvestre no município:

“Não tentar capturar, alimentar e nem domesticá-lo. Em hipótese alguma mate o animal. Chame a GAM, que funciona 24h todos os dias e deve ser acionada através do telefone (22) 98161-6713 para providenciar o resgate com total segurança”.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
(1 Votar)