Ação conjunta controla queimada próxima a residências em Gargaú Destaque

Mais uma vez diversos órgãos da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) se mobilizaram em ação conjunta para controlar uma queimada. Na noite dessa quinta-feira (11), a ocorrência foi em Gargaú e contou com um agravante: as chamas se aproximaram de duas residências.

“Um morador da localidade entrou em contato com o encarregado da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Alessandro, que prontamente nos acionou para mobilizarmos os demais órgãos”, relatou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.

A força-tarefa contou com dez servidores da Secretaria Municipal de Transporte, Guarda Ambiental, Guarda Civil Municipal e Empresa Municipal de Trânsito, além de retroescavadeira e caminhão pipa. As chamas foram controladas após quase uma hora de intenso trabalho.

“Por pouco, o fogo não atingiu duas casas de veranistas. Infelizmente, ações como essa estão se tornando rotineiras. Mais uma vez queremos alertar a população que essa prática é crime e causa danos ao meio ambiente e à saúde humana”, pontuou Soffiati. Ela relembrou que denúncias sobre fogo em vegetação podem ser realizadas por intermédio do Canal Verde (22) 98843-8072. O sigilo do denunciante é garantido.

Outro caso — Na última quarta-feira (10), um morador de Pingo D’Água e outro de Praça João Pessoa foram conduzidos à 147ª Delegacia de Polícia Civil e autuados no artigo 60 da lei 9605/1998, que dispõe sobre crimes ambientais.

Os homens foram abordados pela Guarda Ambiental enquanto colocavam fogo em um canavial, na área central do município. As chamas estavam atingindo a fiação elétrica e um poste, além de algumas labaredas serem lançadas pelo vento na RJ-232, o que prejudicou a visibilidade dos motoristas.

Última modificação em Sexta, 12 Agosto 2022 11:46