Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

Create an account

Fields marked with an asterisk (*) are required.
Name *
Username *
Password *
Verify password *
Email *
Verify email *
Captcha *
Reload Captcha
Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

Neste domingo (2), dia de eleições majoritárias, as imediações dos maiores colégios eleitorais de São Francisco de Itabapoana (SFI) terão restrições de trânsito de veículos. A medida atende solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Automóveis e motocicletas particulares não poderão estacionar nos 50 metros em torno dos locais de votação. Somente estão permitidos veículos da Justiça Eleitoral, como também o desembarque e embarque dos eleitores. A operação começará às 7h e só terminará com o fechamento das urnas. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), 60 agentes estarão mobilizados, além de viaturas da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi) e Guarda Civil Municipal (GCM). O Departamento de Posturas também atuará nas imediações para coibir a venda de bebidas alcoólicas, o que também é proibido.

Além do Colégio Estadual São Francisco de Paula e Escola Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, na área central, a ação acontecerá na Escola Municipal Júlio Pereira Miranda, em Bom Jardim; E. M. Aventina Maria Ferreira, em Floresta; Colégio Estadual Ercília Muylaert de Menezes, em Gargaú; Colégio Estadual Pedro Cerqueira, em Imburi; Escola Municipal Laudelina da Silva Moreira, no Macuco; E. M. Manoel Gomes da Silva Lemos, em Morro Alegre; E. M. Domingos Santos, em Ponto de Cacimbas; Colégio Estadual Ana Nunes Viana, em Barra do Itabapoana; Escola Municipal Salemo Simão, em Bom Lugar; E. M. Aníbal Abreu Viana, em Buena; E. M. Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba; Escola Estadual Domires Machado, em Travessão de Barra; Colégio Estadual Joaquim Gomes Crespo e Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, em Praça João Pessoa; Escola Municipal João Batista de Almeida, em Sossego; E. M. Moranguinho e Colégio Estadual Agostinho Chryzanto de Araújo, em Santa Clara. 

Atenção pais e responsáveis de menores de cinco anos. A Campanha de Vacinação contra poliomielite termina nesta sexta-feira (30). Além desta mobilização, 12 unidades de saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) participam paralelamente da campanha de multivacinação, que é voltada para menores de 15 anos. 

O objetivo da imunização contra a poliomielite é evitar o retorno da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, desde 1994, não há registro de circulação do vírus no Brasil. Naquele ano, o país recebeu o certificado de eliminação. 

Segundo o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza, a campanha de multivacinação visa atualizar a Caderneta de Vacinação, o que aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis. "Desta forma, é possível evitar a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas e óbitos", pontuou.

A SMS ressalta que é necessária a apresentação da Caderneta de Vacinação para que a equipe técnica do polo de imunização avalie as vacinas que a criança ou o adolescente precisa receber.

O Governo Federal informou que enviará os seguintes imunizantes: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

As 12 unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas.

Entre terça (27) e quarta-feira (28), a Guarda Ambiental (GAM) de São Francisco de Itabapoana (SFI) resgatou seis animais silvestres em três regiões diferentes do município.

Na noite de terça-feira, a GAM foi acionada para o resgate de um ouriço-cacheiro na localidade de Santa Clara. Na manhã seguinte, um animal da mesma espécie foi resgatado no telhado do Colégio Estadual Ercília Muylaert de Menezes, em Gargaú.

Também na quarta-feira, um fato curioso marcou dois resgates de gambás. As ações aconteceram em locais distintos, mas terminaram de forma conjunta.

“Na primeira residência, no Centro de SFI, foram encontrados três gambás dentro de um guarda-roupas. A mãe do trio foi morta por um cachorro. Logo em seguida, houve outro chamado, desta vez em Gargaú. Nesta segunda casa, foi encontrada uma fêmea. Os quatro animais foram colocados juntos e houve a aceitação mútua. De imediato, os filhotes entram na bolsa da fêmea, que aceitou ser a mãe adotiva deles”, relatou a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati. Ela destacou e agradeceu a atuação dos guardas ambientais Efraim, Fróes, Cardoso e Cadu.

Todos os animais foram soltos na Mata da Benta, que possui características semelhantes ao habitat natural das espécies.

Em caso de aparecimento de animais silvestres, a população deve entrar em contato imediatamente com a GAM. O telefone é (22) 9.8161-6713, que funciona diariamente.

O pagamento dos servidores, cargos comissionados e prestadores de serviço da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) referente ao mês de setembro começa a ser liberado nesta quarta-feira (28) e será concluído no dia seguinte.

Desde o início do ano, o salário de todos os meses e a primeira parcela do 13º dos servidores efetivos e cargos comissionado foram liberados com antecipação.

“Na região temos sido o primeiro município a realizar o pagamento dos salários dos nossos trabalhadores, permitindo que possam saldar os seus compromissos financeiros, além de melhor planejarem de que forma utilizar o dinheiro recebido”, ressaltou a prefeita Francimara Barbosa Lemos, acrescentando:

“O comércio e o setor de serviços também são beneficiados com a injeção antecipada dos recursos na economia do município. Todo mundo sai ganhando e o dinheiro circulando possibilita a manutenção dos empregos já existentes e em alguns casos até a geração de novos postos de trabalho”, finalizou Francimara.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está com pré-inscrições abertas para o Casamento Comunitário. Os interessados devem procurar um dos três Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que atende à localidade onde reside o casal (Centro, Ilha dos Mineiros ou Praça João Pessoa), no período das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Os requisitos necessários são: possuir Cadastro Único e renda familiar de até dois salários mínimos, conviver em união estável há pelo menos um ano e ter certidão de nascimento ou casamento original.

Já os documentos exigidos, RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento (com averbação de divórcio ou de viuvez atualizada no mínimo há 90 dias), comprovante de residência no município em nome de um dos noivos, comprovante de renda (se possuir) e data de início da convivência da união estável.

“A iniciativa é voltada para a promoção dos direitos e proporciona a proteção jurídica, bem como a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família”, destacou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Em comemoração antecipada ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), realiza uma série de atividades na Semana do Idoso. A programação especial, que tem início nesta segunda-feira (26) e vai até sexta-feira (30), acontecerá sempre das 13h às 17h, no Centro de Convivência da Terceira Idade Nágime Jorge Abílio, na área central do município.

Segundo a SMTDH, o objetivo é comemorar as conquistas e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento, por intermédio de atividades diversas: recreativas, apresentação musical, palestras, lanche e distribuição de brindes. Haverá ônibus passando pelas localidades para transportar os grupos de idosos do Centro de Convivência.

“Nossa programação tem a finalidade de conscientizar a sociedade sobre as questões relacionadas ao processo de envelhecer, destacando cuidados e direitos com a pessoa idosa”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

Origem - O Dia do Idoso faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) – resolução nº 45/106, de 14 de dezembro de 1990 – e instituído também em lei nacional (Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006).

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está anunciando vagas disponíveis que ainda não foram preenchidas em várias áreas. Todas as oportunidades são para trabalhar na área central do município.

Uma vaga de vendedor externo é oferecida pela Multiclínica Mais Saúde. É necessário experiência com vendas e prospecção ativa de novos clientes será um diferencial. O contratado, além de salário, terá direito a comissão e mais benefícios.

Já o Restaurante Frigideira está precisando de garçom que tenha experiência em rodízio. Na área da saúde, há uma vaga de cirurgião dentista para trabalhar em uma clínica particular, e uma de fonoaudiólogo (a) oferecida por outra empresa.

A Microlins, empresa de cursos profissionalizantes, está com uma vaga de consultor de vendas. Para se candidatar é preciso ter conhecimento em Informática, Ensino Médio completo, disponibilidade de horários, ser proativo (capacidade de fazer algo sem que ninguém peça que seja feito) e comunicativo.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ainda entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 141, no Centro da cidade, no prédio da antiga sede da SMEC, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h às 17h.

“Caso o profissional não tenha currículo pronto, basta procurar a SMTDH que uma equipe especializada do órgão ajuda a fazer o documento para ser enviado às empresas, que estão precisando completar o quadro de funcionários”, ressaltou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.

A mobilização nacional para Multivacinação e contra a poliomielite termina na sexta-feira (30). Desde o início, em agosto, São Francisco de Itabapoana (SFI) aderiu às duas campanhas, que ocorrem simultaneamente. São 12 unidades de saúde disponíveis à população. 

A vacina contra poliomielite está disponível para crianças menores de cinco anos. O objetivo da imunização é evitar o retorno da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, desde 1994, não há registro de circulação do vírus no Brasil. Naquele ano, o país recebeu o certificado de eliminação. 

Já a campanha de Multivacinação tem como público-alvo os menores de 15 anos. O coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza, ressalta que, com a atualização da Caderneta de Vacinação, a proteção contra as doenças imunopreveníveis aumenta. "Desta forma, é possível evitar a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas e óbitos", pontuou.

A SMS ressalta que é necessária a apresentação da Caderneta de Vacinação para que a equipe técnica do polo de imunização avalie as vacinas que a criança ou o adolescente precisa receber.

O Governo Federal informou que enviará os seguintes imunizantes: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

As 12 unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas.

Além das obras de revitalização da orla e de drenagem da localidade, Santa Clara vai receber mais investimentos de infraestrutura da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). A prefeita Francimara Barbosa Lemos assinou na manhã desta sexta-feira (23) a ordem de serviço para pavimentação das ruas Dirceu Dias da Silva e Geraldo Francisco Varela.

Os trechos contemplados compreendem aproximadamente 160 metros e são a ligação entre a orla e Avenida Principal. As vias serão pavimentadas com intertravados, material que também será utilizado para a construção das calçadas. O investimento total é de cerca de R$ 320 mil, por meio de parceria com o Governo Federal.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, as obras devem terminar em março de 2023. Ele explicou que os recursos utilizados são oriundos de uma sobra de emenda parlamentar do então deputado federal Paulo Feijó. “Para não perder a verba e trazer mais ações para nossa cidade, nós conseguimos a liberação do valor junto à Caixa Econômica Federal”, esclareceu.

O vice-prefeito Raliston Souza destaca que recurso público destinado ao município em gestão anterior poderia ter sido perdido. “Isso mostra a capacidade da equipe da prefeitura que, desta forma, conseguiu proporcionar essa obra que esta localidade merece. Vai proporcionar mais conforto para todo”, disse.

Para a prefeita Francimara, Santa Clara vai tornar um cartão postal do nosso município. “Através de investimentos como esse, o poder público contribui para que SFI cresça cada vez mais. Nós seguiremos governando e trabalhando para todos a partir deste objetivo”, afirmou. Ela também destacou que a prefeitura investe em diversas áreas.

O secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Luiz da Fazenda, lembrou de outras obras de infraestrutura realizadas atualmente. Entre as localidades contempladas estão Sossego, Gargaú, Guaxindiba e Travessão de Barra.

Também neste sentido, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Barrão, pontuou sobre o volume de obras em andamento. “Nós do Legislativo ficamos muito satisfeitos, pois os recursos aprovados chegam até os munícipes. Isto é fruto da harmonia entre os poderes”, concluiu.

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, participou na manhã desta sexta-feira (23) da inauguração da loja Nação Têxtil – Home Class. Este é o mais novo empreendimento da Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro.

“Fico muito feliz em prestigiar a abertura de mais uma empresa. Isso mostra que estamos avanço no crescimento e desenvolvimento do nosso município. Desejo sucesso e muita prosperidade aos responsáveis e todos que aqui trabalham”, afirmou a prefeita, que estava acompanhada do vice-prefeito Raliston Souza, secretários e assessores.

Francimara pontuou que, além de gerar emprego e renda, a loja é especializada em um ramo com poucas opções na cidade, sendo uma nova opção para os consumidores que buscam produtos de cama, mesa, banho e decoração.

Nos últimos meses, o Centro de SFI tem registrado a abertura de novos pontos comerciais. Entre os exemplos estão as franquias nacionais Americanas e Casa & Vídeo e a loja de nível regional Belíssima.

Página 1 de 98