Ascom SFI

Ascom SFI

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana.
Responsável: Diego Gomes Santos

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, prestigiou a abertura da 2ª Expo do Empreendedor Virtual, na quinta-feira (2), no Felicità Cerimonial, no Centro da cidade. O evento, que prosseguiu nesta sexta-feira (3) e termina sábado (4), sempre a partir das 15h, tem o apoio da prefeitura na parte estrutural.

“Cumprimentei os participantes e conheci a estrutura da feira. Visitei e conheci alguns produtos da Boutique do Artesanato, que valoriza os artesãos da nossa terra, os estandes do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR). Parabéns a todos os envolvidos no evento”, ressaltou a prefeita.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, destacou o apoio da secretaria, em pareceria com a Expo do Empreendedor Virtual, objetivando divulgar os empreendedores on line.

“No mundo atual, os empreendimentos digitais, que podem ser realizados com menor investimento inicial, tornam-se a melhor alternativa para quem deseja abrir o próprio negócio. Estamos contribuindo para este tipo de atividade, que proporciona a geração de renda e postos de trabalho”, revelou Azeredo.

Durante a Expo do Empreendedor Virtual, a Sala do Trabalhador e Microempreendedor da SMTDH ofereceu atendimentos de legalização e abertura de Microempreendedor Individual (MEI) e consultoria especializada para empreendedores. Houve ainda palestras, numa parceria da prefeitura e o Sebrae, além da divulgação do trabalho de alunas dos cursos do GTR que envolvem atendimentos estéticos e exposição de produtos da Boutique do Artesanato.

Acompanharam a prefeita ainda durante a visita os secretários subtenente Edson Brito (Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil) e Joana Ramos (Particular); o subsecretário Luiz César da Silva Cerqueira, o Sorriso (Trabalho e Desenvolvimento Humano); o diretor do GTR, Júnior Junqueira, além do vereador Milsinho Mota, líder do Governo na Câmara Municipal.

Neste sábado (4), no encerramento do evento, estão programados Workshop Mesa Prática e Funcional com Ateliê Heliana Barreto e Dellicada Mesa e Decoração, além de desfile e música ao vivo com Gustavo Alves.

Os 82 contemplados pelo primeiro edital de incentivo à cultura de São Francisco de Itabapoana (SFI) começaram a receber nesta sexta-feira (3) o prêmio previsto através da Lei Aldir Blanc: R$ 1.900.

O diretor do Departamento de Cultura, Carlos Salvador, informou que a previsão é que o pagamento aos responsáveis pelos projetos artísticos-culturais seja finalizado no decorrer da próxima semana.

“Como o número de contemplados é alto, a Tesouraria da prefeitura realiza a transferência de recursos federais aos poucos, garantindo a seriedade e transparência com dinheiro público”, explicou.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Robson Santana, parabenizou os artistas. “Em nome da prefeita Francimara Barbosa Lemos, quero agradecer a participação de todos neste edital que marca a valorização da cultura são franciscana”, disse.

O Balcão de Emprego de São Francisco de Itabapoana (SFI), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), está com vaga disponível para camareira. A oportunidade é para trabalhar no município.

Para se candidatar é preciso ter experiência em café da manhã de pousada. As interessadas devem enviar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregá-lo na sede da SMTDH, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 87, no Centro da cidade, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
 
“A nossa parceria com os empresários que dispõem de vagas de trabalho para anunciar é um sucesso! Quem desejar participar basta procurar o Balcão de Emprego que a nossa equipe promove a divulgação e ainda se encarrega de receber os currículos dos candidatos”, orientou o secretário da pasta, Fagner Azeredo.
 

O processo seletivo simplificado para contratação temporária de 60 guarda-vidas avança mais uma etapa, em São Francisco de Itabapoana (SFI). Nesta quinta-feira (02), todos os candidatos aprovados na fase de análise documental, participaram do Teste de Aptidão Física (TAF), na praia de Guaxindiba.

Todos os participantes portavam trajes apropriados para a realização das tarefas. Os candidatos passaram por provas de corrida (1.200 metros masculino e 1.000 metros feminino); flexão (20 repetições para masculino e 15 para feminino); abdominal (30 execuções para masculino e 20 para feminino) e natação, com o percurso de 500 metros.

O assessor da Secretaria Municipal de Administração (SMA), José Manoel Mol, acompanhou a realização do TAF e destacou o andamento do processo. “Tudo aconteceu conforme previsto no edital e não houve intercorrência. Aqueles que não foram aprovados nessa etapa terão uma segunda chance na próxima terça-feira (7)”, ressaltou o assessor que ainda falou que as inscrições continuam abertas aos interessados.  Ele lembrou que a SMAdará todo o suporte necessário aos candidatos para a realização do TAF.

O secretário municipal de Administração, Érbson Gomes Pires, falou da importância do teste. “A prefeita Francimara atenta à segurança dos banhistas para prevenir afogamentos, solicitou empenho por parte dos candidatos. Por essa razão, é importante a realização dessa etapa, pois os candidatos precisaram mostrar estar bem preparados para cumprir o papel de vigilância e salvamento na orla marítima”, informou.

PRORROGAÇÃO – Atendendo a pedidos, a prefeitura prorrogou mais uma vez as inscrições do processo seletivo.

Os interessados devem comparecer ao Órgão Executivo até segunda-feira (06), das 08h às 16h, portando toda a documentação exigida. Os aprovados na fase de análise documental passarão pelo TAF no dia sete, também na praia de Guaxindiba.

PRÓXIMAS ETAPAS – Quem passar no teste físico irá para a próxima fase do processo seletivo: o Curso de Formação e Treinamento, que será realizado entre os dias 10 e 21, composta por disciplinas de Primeiros Socorros, Ética e Postura Profissional, além de palestra com psicóloga. Ao término dessa etapa, os finalistas irão se apresentar ao Órgão Executivo no dia 22.

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) esclarece que promoverá queima de fogos simbólica no litoral para celebrar o Réveillon 2022. Entretanto, a municipalidade ressalta que não serão promovidos outros eventos como apresentações musicais. A decisão considera a atual situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Quanto à programação do Verão 2022, a prefeitura segue analisando os dados epidemiológicos para divulgar em breve a relação das atividades que serão promovidas na orla são franciscana.

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhada de um grupo de secretários municipais, esteve presente no Encontro para o Desenvolvimento Regional do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que contou com a presença dos secretários estaduais Vinícius Farah (Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais) e Thiago Pampolha (Ambiente e Sustentabilidade), entre outras autoridades, aconteceu nesta quinta-feira (2), no município de Macaé, no Norte Fluminense.

“Assinei a Carta Compromisso para o Desenvolvimento Econômico Regional, um pacto de SFI e demais municípios do Norte e Noroeste Fluminense junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Vamos buscar ações integradas entre as cidades participantes, mas sempre respeitando a vocação de cada uma delas”, disse a prefeita, acrescentando:

“Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os secretários e demais integrantes da nossa equipe de Governo, que representaram muito bem o município no evento, através da exposição no estande de SFI. Tivemos uma participação destacada devido às delícias típicas produzidas na nossa cidade. Os secretários ficaram encantados com a qualidade dos nossos produtos”.

Farah revelou acreditar que todas as ações do Estado são importantes, mas ressaltou a importância da força do desenvolvimento dos municípios da região. “A eficiência do nosso trabalho garante à população saúde, educação e segurança pública. Para ter dinheiro no caixa da prefeitura, tem que existir política pública para o desenvolvimento. Os gestores precisam acreditar no potencial das suas cidades e estimular as atividades que geram emprego, renda e receitas”, declarou o secretário.

O Encontro para o Desenvolvimento Regional do Estado teve ainda a participação do prefeito anfitrião, Welberth Rezende, de representantes das cidades de Quissamã, São João da Barra, Carapebus, Campos dos Goytacazes e Cardoso Moreira, além do presidente da regional do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Francisco Roberto Siqueira, e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), Júlio César Resende.

São Francisco de Itabapoana (SFI) obteve aprovação na primeira etapa para a obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) da farinha de mandioca produzida no município. A IG é atribuída a produtos ou serviços característicos do seu local de origem, conferindo-lhes reputação, valor inerente e identidade própria, diferenciando-os em relação aos seus similares disponíveis no mercado.

A primeira etapa é a fase de análise documental e significa que o projeto atendeu os requisitos mínimos para passar à fase seguinte. Já na segunda avaliação, uma comissão do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizarão a análise do mérito do projeto. Haverá ainda um amplo estudo sobre a farinha para garantir a IG.

A Secretaria Municipal de Agricultura, através do titular da pasta, Enaldo Barreto, e do subsecretário Daniel Abílio, vem promovendo reuniões desde o início do ano, visando obter o selo IG da farinha de mandioca. Os encontros tiveram a participação de representantes do Sebrae, Instituto Federal Fluminense (IFF), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos produtores de farinha do município.

Segundo o coordenador de Extensão no Campus Avançado Cambuci do IFF, professor de Agroecologia Ricardo Tadeu Galvão Pereira, a IG proporciona o benefício do reconhecimento de qualidade diferenciada, trazendo para os produtores a possibilidade de comercializar o produto com valor agregado e também para o consumidor, que terá a garantia de uma farinha com a qualidade esperada.

“Gostaria de destacar que este é o primeiro passo. O reconhecimento da IG vai passar pelo amplo debate com os produtores, em especial da Associação dos Produtores de Mandioca e Fabricantes de Farinha de Mandioca de Travessão de Barra e demais atores da cadeia produtiva sobre as possibilidades que a Indicação Geográfica poderá proporcionar”, ressaltou o coordenador.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos está otimista na obtenção do selo de IG. “Já sabemos da qualidade da farinha de mandioca produzida em SFI, mas a partir do reconhecimento oficial com o registro de Indicação Geográfica, nosso produto terá um valor comercial ainda maior, ganhando destaque em todo o país e se diferenciando dos demais concorrentes”, destacou Francimara.

Com o objetivo de alertar condutores de veículos, a Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi) divulga as interdições parciais para a 23ª corrida ciclística Volta a São Francisco, que acontece no próximo final de semana.

O diretor-presidente da Emtransfi, Luciano Coutinho, explicou que no sábado (4), entre meio-dia e 17h, durante a corrida na modalidade contra relógio, a RJ 196 entre Guaxindiba e Buena será interditada parcialmente no trecho entre o Hotel Fazenda Costa do Sol e o acesso à praia de Buena. Neste caso, uma opção para motoristas e motociclistas é a RJ 224.

Já no domingo (5), serão promovidos dois desafios, um percurso de 67 km e outro de 110 km, passando por diversas localidades do município e envolvendo 24 categorias, incluindo a amador. Nesta ocasião, as vias também sofrerão interdições de maneira parcial entre 12 e 18h. A corrida iniciará no Trevo das Praias e seguirá por Guaxindiba, Manguinhos, Buena, Lagoa Doce, Retiro, Travessão de Barra, Bom Lugar, Valão Seco, Nova Belém, Ponto de Cacimbas e terminará no Complexo Poliesportivo Florecilda Cerqueira de Azevedo, em Volta Redonda.  

Além dos agentes, motocicletas e viaturas da Emtransfi, da Guarda Civil Municipal e de outros órgãos da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), batedores da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) também auxiliarão durante os percursos.

“Pedimos aos condutores de veículos que estejam atentos às interdições. Se for necessário trafegar por algum trecho em que a prova estiver acontecendo, dirija com atenção e muito cuidado, seguindo sempre as orientações dos nossos agentes”, afirmou Coutinho.

A diretoria do Conselho Estadual de Segurança Pública em São Francisco de Itabapoana (Conseg-SFI), tendo à frente o presidente Romário Bernardo, foi reeleita para o biênio 2022/2023. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (1), na Associação Cultural Luz de Barra do Itabapoana, durante a última reunião itinerante do órgão em 2021.

“O objetivo do Conseg é realmente aproximar mais a sociedade das forças policiais do Estado do Rio de Janeiro, a fim de que não haja dificuldades para a população denunciar eventuais crimes. As reuniões são itinerantes e continuarão sendo para que possam dar voz aos moradores de todas as comunidades do município”, revelou o presidente reeleito.

A primeira reunião do Conseg para o ano de 2022 já está marcada e acontecerá na segunda quinzena de janeiro, na Praia de Santa Clara. Em caso de emergência policial, os moradores do município podem acionar a 3ª Companhia da PM-SFI através do telefone 190, cuja ligação é gratuita, ou ainda realizar denúncias anonimamente pelo Disque-Denúncia do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM-Campos), (22) 2723-1177.

Participaram ainda da reunião a titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil (DPC/SFI), delegada Ivana Morgado; o chefe da P-3 (Seção de Planejamentos e Operações) do 8º BPM-Campos, capitão Sérgio; a chefe do Departamento de Postura, Renata Barreto; o responsável pela Defesa Civil Municipal, José Ricardo Cabral; representando a Guarda Civil Municipal (GCM) o GCM Reis e equipe; a supervisora da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), Jaqueline Nogueira, e equipe; além do vereador Milsinho Mota, líder do Governo na Câmara Municipal.

Realizada entre quinta-feira (2) e sábado (4), a segunda edição da Expo do Empreendedor Virtual conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). O evento será realizado no Felicità Cerimonial, na área central, sempre a partir das 15h.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, destacou quem além de oferecer apoio na parte estrutural, a municipalidade participará também através de outras maneiras. “A Sala do Trabalhador e Microempreendedor estará com um estande oferecendo diversos atendimentos, como legalização e abertura de Microempreendedor Individual (MEI), e consultoria especializada para empreendedores”, afirmou.

Além disso, integram a programação do evento palestras oriundas da parceria entre a prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No primeiro dia, às 17h, o tema será MEI, conduzido pelo analista do Sebrae Michel Rodrigues. Já na sexta-feira (3), às 18h, o analista do órgão, Glauco Barbosa, abordará o posicionamento nas redes sociais.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (SMTDH) participará ainda por meio do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR). A Boutique de Artesanato ocupará um dos estandes e o trabalho de alunas dos cursos que envolvem atendimentos estéticos serão divulgados no decorrer da feira.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos parabenizou a iniciativa, que surgiu a partir do propósito de três empreendedoras são franciscanas — Bárbara Lima, Júlia Guimarães e Natália Pessanha — em propiciar uma maior visibilidade a quem trabalha com vendas no meio digital. "É gratificante apoiar uma realização como essa. É uma oportunidade para movimentar ainda mais a economia do município a partir da valorização daqueles que aqui atuam", pontuou. 

WhatsApp Image 2021 12 01 at 10.06.56

Página 1 de 35