Campanha de Multivacinação e contra poliomielite termina nesta sexta-feira (30) Destaque

A Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, é um dos 12 polos de imunização A Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, é um dos 12 polos de imunização

Atenção pais e responsáveis de menores de cinco anos. A Campanha de Vacinação contra poliomielite termina nesta sexta-feira (30). Além desta mobilização, 12 unidades de saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI) participam paralelamente da campanha de multivacinação, que é voltada para menores de 15 anos.

O objetivo da imunização contra a poliomielite é evitar o retorno da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, desde 1994, não há registro de circulação do vírus no Brasil. Naquele ano, o país recebeu o certificado de eliminação.

Segundo o coordenador do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiano de Souza, a campanha de multivacinação visa atualizar a Caderneta de Vacinação, o que aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis. "Desta forma, é possível evitar a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas e óbitos", pontuou.

A SMS ressalta que é necessária a apresentação da Caderneta de Vacinação para que a equipe técnica do polo de imunização avalie as vacinas que a criança ou o adolescente precisa receber.

O Governo Federal informou que enviará os seguintes imunizantes: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

As 12 unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central, ou nos polos de Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, Guaxindiba, Gargaú, Imburi, Buena, Pingo D’Água, Floresta e no Centro Municipal de Imunização (CMI), em Ponto de Cacimbas.