Outubro Rosa: Setor de Mamografia inicia mutirão de exames nesta terça (4) com mamógrafo digital de última geração Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começará nesta terça-feira (4) a programação do “Outubro Rosa” com a abertura do Setor de Mamografia, equipado com um mamógrafo digital de última geração, no Centro de Diagnóstico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas.

Durante a campanha, que se estenderá até o próximo dia 31, a rede pública de saúde de SFI vai desenvolver uma série de atividades voltadas para o trabalho de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, incluindo um mutirão de exames de mamografia.

“É um momento histórico para o nosso município e de muita emoção disponibilizar um mamógrafo digital, adquirido com recursos da prefeitura, um investimento de R$ 930 mil, para ajudar a salvar vidas. Eu tive um câncer de mama e sei da importância do diagnóstico precoce para poder iniciar o tratamento a tempo de vencer esta terrível doença”, revelou emocionada a prefeita Francimara.

O mutirão de mamografia tem a meta de realizar 400 exames em 30 dias, prioritariamente para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, público alvo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS). O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro, perdendo apenas para o câncer de pele. De todos os novos casos a cada ano, cerca de 25% são câncer de mama.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, explicou que para realizar a mamografia, a paciente deve procurar o Setor de Regulação Municipal, que funciona ao lado do HMMC, levando a solicitação do exame, identidade, cartão nacional de saúde e comprovante de residência.

“É importante ressaltar que segundo dados do IBGE, em SFI residem 9.580 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, motivo pelo qual o município não conseguiria viabilizar o mamógrafo junto ao Governo Federal por não atender os parâmetros assistenciais previstos pelo Ministério da Saúde. Mas a prefeita Francimara, sabendo da importância deste equipamento para a saúde da mulher, mais uma vez demostrou sensibilidade e autorizou a compra com recursos próprios do município”, destacou Campista.

O equipamento comprado é da marca mamografia da Siemens, Mammomat Inspiration, com tecnologia de detector e o tempo entre exposições é de apenas 27 segundos, sendo possível até 15 pacientes por hora, melhorando assim a produtividade. Além disso, possui regulagem de altura para poder atender cadeirantes e pessoas com nanismo (baixa estatura).

Origem - O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente desde os anos 1990, sempre no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.