Prefeitura inicia busca ativa para identificar mulheres entre 50 e 69 anos a fim de realizar a mamografia de rastreio Destaque

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou o trabalho de busca ativa para identificar todas as mulheres do município na faixa etária entre 50 e 69 anos para realizar a mamografia de rastreio. O objetivo da ação dentro do Outubro Rosa e que vai até o próximo dia 31 é fazer o exame nas pacientes desta faixa etária para diagnóstico precoce do câncer de mama em pessoas que ainda não apresentam sintomas da doença.

“Os agentes de saúde irão às residências promover essa avaliação. Então você que está com o exame atrasado, que tem um pedido em casa, procure também a SMS. Neste primeiro momento, a Prefeitura de SFI vai priorizar, segundo o que preconiza o Ministério da Saúde, as pacientes de 50 a 69 anos de idade. No entanto, na sequência, todas as mulheres a partir de 40 anos serão atendidas, seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia para que acima desta idade todas as pacientes realizem a mamografia de rastreamento. Então seja você sua prioridade, cuide-se e divulgue essa informação”, ressaltou a médica oncologista Elizabeth Uhl, que é coordenadora do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC).

O secretário da pasta, Sebastião Campista, destacou a importância do processo de estruturação da rede pública municipal de saúde. “A gestão da prefeita Francimara Barbosa Lemos vem estruturando a saúde, o que impacta significativamente na vida da população, que consegue atualmente ter acesso a consultas, exames e algumas cirurgias dentro do próprio município. Um exemplo disso é a realização de exames de mamografia no Hospital Municipal Manoel Carola, a partir de 2022, graças à aquisição de um aparelho Mamógrafo Digital totalmente novo”, revelou Campista.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285
(1 Votar)