Ação do NUPRAPAC em escolas municipais conscientiza alunos sobre os malefícios do tabagismo Destaque

Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, a equipe do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (NUPRAPAC), órgão vinculado à Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana (SFI), visitou diversas escolas municipais para conscientizar crianças e adolescentes sobre os malefícios do tabagismo. A ação aconteceu na quarta-feira (15), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

“O tema da campanha deste ano do Dia Mundial sem Tabaco envolve a proteção das crianças e adolescentes e não existe lugar mais propício do que a escola para levar educação em saúde. Durante as visitas, a psicóloga Stefani Gomes e a nutricionista Carolina Uhl do Programa de Cessação de Tabagismo do NUPRAPAC falaram aos alunos a respeito da necessidade do combate ao tabagismo, uma doença crônica, sendo a maior causa de mortes que podem ser evitadas no mundo”, destacou a coordenadora do Núcleo, a médica oncologista clínica Elizabeth Uhl, acrescentando:

“Gostaria de agradecer imensamente à secretária da SMEC, Marcely Barreto, e a todas as diretoras e professoras das unidades da rede municipal de ensino que receberam gentilmente a nossa equipe entendendo a relevância desta ação de conscientização para as crianças e adolescentes, que além de assimilarem o conteúdo, ainda se encarregam de multiplicar o que aprenderam ensinando os familiares, amigos e vizinhos sobre a importância de se manter longe do tabagismo”.

WhatsApp Image 2024 05 17 at 14.34.49

A equipe do NUPRAPAC esteve nas seguintes unidades de ensino: E.M. Professor Herval Luiz dos Santos Batista, (Escola Modelo), no Centro da cidade; E.M. Aníbal Abreu Viana, em Buena; E.M. João Batista de Almeida, em Sossego; E.M. Décio Machado, em Barra do Itabpoana; E.M. Dirceu Dias da Silva, em Guaxindiba; E.M. Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão de Barra; E.M. Estelita de Araújo Crespo, em Praça João Pessoa; e E.M. Domingos Santos, em Ponto de Cacimbas.

Nova sede – O NUPRAPAC, inaugurado em 29 de agosto de 2017, no 1º ano da gestão inicial da prefeita Francimara Barbosa Lemos, vai ganhar uma sede própria, na entrada da cidade, que contará com diversos espaços, como locais específicos para exames de ultrassom e mamografia, além de consultórios. As obras estão na fase final com mais de 80% dos trabalhos concluídos.

O órgão é custeado com recursos do município e busca o diagnóstico precoce, assistência, prevenção e educação em câncer, contando com uma equipe multidisciplinar formada por oncologista clínica, uro-oncologista, enfermeira oncológica, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga, além de um veículo para facilitar o deslocamento dos pacientes. Todo o atendimento é gratuito e ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, no Centro.

(1 Votar)
Última modificação em Sexta, 31 Mai 2024 15:39