Prefeita Francimara entrega um carro para a Ronda Maria da Penha e outro para o Departamento de Postura Destaque

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, ao lado do vice-prefeito Raliston Souza, entregou mais dois carros 0 km adquiridos com recursos próprios do município: um para a Ronda Maria da Penha, que será instituída através de parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), e outro destinado ao Departamento de Postura, órgão subordinado à Sesep. A solenidade ocorreu na quarta-feira (7), em Ponto de Cacimbas, durante os desfiles cívicos em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.

“Estamos renovando a frota da prefeitura e equipando alguns setores que necessitam de veículo para melhor desempenharem suas respectivas atribuições, como é o caso, por exemplo, do Departamento de Postura. Em relação à Ronda Maria da Penha, que ainda será implantada, o objetivo é o enfrentando à violência contra o sexo feminino, garantindo atendimento humanizado e inclusivo à mulher em situação de agressão no município”, destacou a prefeita.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, explicou que a parceria com a Sesep é por intermédio da Guarda Civil Municipal (GCM), e que pela SMTDH, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) vai realizar o trabalho de acompanhamento às mulheres vítimas de violência que estão com medidas de proteção no município.

“O objetivo da Ronda Maria da Penha será fiscalizar estas medidas protetivas para que sejam cumpridas, dando mais segurança às vítimas e, consequentemente, inibindo e coibindo a violência contra as mulheres”, ressaltou.

Já o responsável pela Sesep, subtenente Edson Brito, revelou que o carro será de grande importância para o desenvolvimento das atividades de fiscalização do Departamento de Postura.

“A equipe da Postura recebe pela primeira vez um veículo 0 km. Os agentes de fiscalização do órgão têm realizado um grande trabalho e o carro vem reforçar ainda mais essa tarefa, garantindo valorização e respeito à cidadania”, observou o secretário da Sesep.

Participaram ainda da solenidade secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da prefeitura, além de um grupo de vereadores.