Ronda Maria da Penha atende vítima de agressão em Praça João Pessoa Destaque

A Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana prestou mais um atendimento a uma vítima de agressão no município. A ação de auxílio aconteceu na terça-feira (18), em Praça João Pessoa.

Uma equipe do projeto realizava um patrulhamento de rotina, quando nas imediações do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) da localidade, se deparou com uma moradora. Ela relatou ter sido agredida, momentos antes, pelo ex-companheiro, levando tapas, socos e puxões de cabelo.

Os agentes, após receberem a denúncia, conduziram a mulher até o local da ocorrência, na residência de uma amiga dela. No entanto, o agressor já havia saído, levando os dois filhos menores do casal, além do celular da vítima, para a casa da mãe dele.

A equipe da Ronda Maria da Penha solicitou apoio aos policiais militares de plantão de Praça João Pessoa, e juntos se deslocaram à residência da mãe do agressor, tomando conhecimento que ele, depois de deixar as crianças, fugiu tomando rumo desconhecido.

Os agentes acompanharam a vítima, junto com os filhos, até a 147ª Delegacia de Polícia Civil (DP-SFI), no Centro, registrando a ocorrência e pedindo medidas protetivas, que foram deferidas contra o ex-companheiro. A agredida também passou por exame de corpo de delito, no Instituto Médico Legal (IML-Campos).

“Orientamos que toda mulher vítima de algum tipo de violência no município denuncie através dos telefones 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (PM) ou ainda procure a 147ª DP, a fim de registrar a ocorrência. A Ronda Maria da Penha fará o acompanhamento, após as medidas protetivas deferidas pela Justiça”, explicou a comandante do projeto, a guarda civil municipal Panisset.

A Ronda Maria da Penha foi implantada no dia 16 de março deste ano pela prefeita Francimara Barbosa Lemos e desde então já prestou atendimento a 36 mulheres no município. O projeto é uma parceria das secretarias municipais de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil e de Trabalho e Desenvolvimento Humano, visando a prevenção e enfrentamento à violência contra mulher em SFI. A Ronda disponibiliza o telefone (22) 99797-6034 para prestar orientações e esclarecer dúvidas.