Sesep promove palestras sobre papel do município no combate à violência Destaque

Agentes e servidores dos órgãos integrantes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) de São Francisco de Itabapoana (SFI) participaram nesta quarta-feira (2) de palestras sobre o papel do município no combate à violência.

A qualificação aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito Raliston Souza, que representou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.

A primeira palestra foi comandada pela psicóloga Nágila Coutinho, que, a partir da abordagem do ambiente de trabalho, provocou reflexões aos cerca de 100 participantes. Ela, que é pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental, destacou a necessidade da união e coesão dos servidores, somadas à inteligência emocional. “É importante observarmos a saúde física, mas também a saúde mental. São aspectos que estão ligados, sobretudo, no ambiente de trabalho”, analisou.

Qualificação Sesep ASCOM SFI Wagner Fraga 11

O outro palestrante foi o advogado criminalista e professor universitário, Marcus Vinicius Oliveira. Ao longo de sua fala, ele abordou direitos e deveres, com base na Constituição Federal, Código Penal, Estatuto do Desarmamento, Lei Maria da Penha e outras legislações.

Para o vice-prefeito, foi uma oportunidade “muito produtiva de oferecermos aprimoramento aos nossos agentes, que merecem e recebem todo nosso reconhecimento”.

— Através da prefeita Francimara Barbosa Lemos estabelecemos uma relação de diálogo com os servidores destes órgãos que cumprem uma missão tão relevante para nossa população. Contem sempre conosco para o que precisarem — afirmou, citando investimentos na aquisição de viaturas e resultados, como os da Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana que realizou 78 atendimentos nos 90 primeiros dias de atuação.

Qualificação Sesep ASCOM SFI Wagner Fraga 1

Também participaram das palestras agentes da Guarda Civil Municipal, Guarda Ambiental, Empresa Municipal de Trânsito, Defesa Civil e Departamento de Postura. O secretário da pasta, Edson Brito, pontuou que “os órgãos exercem um trabalho de excelência e contam com o apoio e suporte da prefeita Francimara”. “Estamos avançando, o que é perceptível, mas saibam que ainda traremos muitos avanços”, contou.

Paralelamente, o líder do governo na Câmara Municipal, Milson Mota, apontou que, por meio da parceria entre Executivo e Legislativo, mais melhorias acontecerão. Ele citou ainda os resultados positivos do trabalho em conjunto entre a Sesep e as polícias Militar e Civil.

Qualificação Sesep ASCOM SFI Wagner Fraga 3

O evento começou com a execução dos hinos nacional e municipal e foi concluído com a entrega de certificados aos agentes pertencentes à Ronda Maria da Penha.

Tanto a lei municipal, quanto o convênio assinado pela prefeita Francimara junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, demanda que os envolvidos no projeto sejam capacitados. A capacitação foi ministrada pela comandante da ronda, Roberta Panisset. A partir da carga horária de 18h, foram abordados temas como crimes contra mulheres, rede de atendimento e as disposições da Lei Maria da Penha.

Qualificação Sesep ASCOM SFI Wagner Fraga 10

Confira mais registros: