Workshop com ações de prevenção para ajudar no enfrentamento à violência contra a mulher Destaque

Em celebração ao Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, São Francisco de Itabapoana (SFI) recebeu o Programa Empoderadas, que é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH). A ação, um Workshop de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, aconteceu na sexta-feira (25), na sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), parceira no evento.

A campeã mundial de Jiu-Jitsu, Erica Paes, coordenadora do projeto, ministrou o workshop. Houve simulado, minimizando situações de risco e práticas preventivas para saber como agir em casos de assédio e agressão.

Segundo a gerente de Proteção Social Especial da SMTDH, Eliana Carvalho, o evento teve muita importância, já que “foi possível aprender táticas para minimizar os riscos que as mulheres possam enfrentar”. Já a advogada do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) Priscila Kelly Corrêa ressaltou a relevância das políticas públicas voltadas às mulheres e sua efetivação, falando ainda dos avanços do Governo Francimara em prol das vítimas de violência do sexo feminino.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, destacou que “estamos trabalhando cada vez mais para aprimorar e efetivar trabalhos voltados para as mulheres e meninas. Em breve, através de parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), será lançado o projeto da Ronda Maria da Penha”.

Representaram a prefeita Francimara Barbosa Lemos a assessora Especial de Gabinete, Angela Rangel, e a secretária Particular, Joana Ramos. O evento teve a presença ainda de secretários, subsecretários, chefes de departamentos, assessores e guardas municipais, além de um grupo de vereadores.