Ronda Maria divulga balanço das ações dos 6 primeiros meses de implantação Destaque

A Ronda Maria da Penha – Guardiã da Mulher São Franciscana, implantada no município pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, completou recentemente seis meses. A comandante do projeto, a guarda civil municipal Roberta Panisset, fala sobre a importância da Ronda e faz um balanço sobre a atuação durante este período, destacando as principais ações, incluindo duas prisões em flagrante.

“Inicialmente, gostaria de ressaltar que somos um município privilegiado, já que através da sensibilidade e visão administrativa da prefeita Francimara, São Francisco de Itabapoana (SFI) criou a Ronda Maria da Penha, no dia 16 de março deste ano, através de parceria entre as secretarias municipais de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil e de Trabalho e Desenvolvimento Humano, objetivando a prevenção e enfrentamento à violência contra mulher, projeto que vem servindo de modelo para cidades da região”, revelou Panisset, acrescentando:

“Neste primeiros seis meses, além das duas prisões em flagrante de agressores por violência doméstica em duas ocorrências distintas, tivemos 50 vítimas atendidas, 198 atendimentos, sendo 70 presenciais e 128 remotos, além de participação em 10 palestras e 21 fóruns e outros eventos, visando qualificar ainda mais os agentes da nossa equipe. Atualmente, 15 mulheres são acompanhadas pelo projeto”.

A Ronda disponibiliza o telefone (22) 99797-6034 para prestar orientações e esclarecer dúvidas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Panisset reforça a orientação para que as mulheres vítimas de violência no município não se calem e denunciem os eventuais agressores.

“A mulher que sofrer algum tipo de violência no município ou quem presenciar ou souber deste tipo de crime ocorrendo em SFI, tem a obrigação de denunciar através dos telefones 180 ou (61) 9.9610-0180 (WhatsApp) da Central de Atendimento à Mulher, ou ligando para o 190 da PM ou comunicando pessoalmente na 147ª DP do Centro”, finalizou a comandante da Ronda.

Última modificação em Quarta, 27 Setembro 2023 16:49