Dia das Crianças: Procon-SFI orienta consumidores para compras Destaque

Com a proximidade do Dia das Crianças, celebrado na próxima quarta-feira (12), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Francisco de Itabapoana (Procon-SFI) orienta os consumidores para estarem atentos no ato da compra com o objetivo de evitar problemas futuros.

De acordo com a coordenadora do Procon-SFI, Gilda Quintanilha, a compra de brinquedos conta com duas recomendações específicas. É preciso se atentar ao selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o que atesta a garantia mínima de segurança do brinquedo. “Com o selo do Inmetro, que deve conter em todo produto nacional e importado, é atestado que a aquisição não vai oferecer riscos à saúde da criança”, informou.

Outra questão a ser observada é a faixa etária recomendada pelo fabricante para os seus produtos, já que alguns brinquedos direcionados para crianças maiores podem conter pequenas peças que podem ser engolidas ou aspiradas pelos menores.

Gilda ressalta a importância de o consumidor exigir a nota fiscal dos produtos e serviços. O documento é o comprovante da transação e é imprescindível para reclamações posteriores.

“O consumidor dever prestar atenção também para a garantia dos produtos adquiridos. Produtos eletrônicos podem e devem ser testados ainda nas dependências da loja”, recomendou.

Quanto às compras virtuais, é preciso estar em alerta para não cair em golpes e fraudes. Para isso, busque informações sobre a loja em que se está realizando a compra. A recomendação é priorizar lojas conhecidas e sempre desconfiar de ofertas tentadoras demais, além de pesquisar a média de preços em sites de busca na internet.

Segundo a coordenadora do Procon-SFI, o Código de Defesa Consumidor exige que ofertas e anúncios devem ser cumpridos. Ela explicou que todo produto anunciado por um preço e com determinada especificação deve ser vendido dessa exata maneira para o consumidor.

“No que diz respeito às condições de pagamento, pergunte sobre diferenças quando a compra é paga em espécie, no cartão de crédito ou parcelado em carnê, pois pode haver alterações de valores. É importante estar atento para não se surpreender com o valor final a ser pago”, finalizou.

Caso sinta que o seu direito como consumidor foi violado, o morador deve comparecer na sede do órgão, no Terminal Rodoviário Manoel Carlos da Silva, na área central, bem em frente à sede da prefeitura. O expediente é de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. É possível entrar em contato também pelo "e-mail": procon@pmsfi.rj.gov.br.

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/u671194634/domains/pmsfi.rj.gov.br/public_html/templates/ts_news247/html/com_k2/templates/default/item.php on line 285