Testagem obrigatória contra a Covid-19 para trabalhadores da sede da prefeitura Destaque

A Secretaria Municipal de Administração, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta segunda-feira (24) a testagem obrigatória contra o novo coronavírus (Covid-19) de todos os funcionários que trabalham na sede da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI). O objetivo é aumentar a proteção sanitária tanto dos trabalhadores e seus familiares, quanto das pessoas que buscam atendimento presencial no prédio do Executivo municipal.

“Por determinação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, as duas secretarias realizaram uma reunião para que pudessem estar testando os funcionários devido ao número de testes positivos registrados entre os nossos trabalhadores. Identificando quem esteja com a doença, imediatamente o servidor vai para o isolamento, evitando transmitir a Covid para outras pessoas”, ressaltou o secretário de Administração, Erbson Gomes Pires (Bibinho), acrescentando:

“Após promovermos a testagem na parte da manhã, à tarde iremos testar os funcionários de outras secretarias da prefeitura. Num balanço parcial podemos observar uma baixa de funcionários que justifica a medida adotada pelo município”.

Os funcionários são submetidos ao Teste Rápido de Antígeno Covid-19, que tem aproximadamente 97% de confiabilidade, sendo indicado para a fase inicial da infecção (do 1° ao 7° dia de contágio). A coleta do material é feita por amostra da nasofaringe, através de hastes flexíveis (espécie de um cotonete) e o resultado sai em 15 minutos.

Em caso de teste positivo, o funcionário é afastado imediatamente das atividades de trabalho, conforme recomendação do Ministério da Saúde, sendo encaminhado para o Centro de Triagem. A medida é válida igualmente às pessoas que tiveram contato com o paciente infectado.